quarta-feira, 24 de abril de 2013

BOLEIRO


Vice de Nicolás Leoz, uruguaio assume a presidência da Conmebol

Entidade confirma em site oficial que Eugenio Figueredo é o substituto do paraguaio, que renunciou ao cargo por problemas de saúde

A Conmebol confirmou nesta quarta-feira que o uruguaio Eugenio Figueredo é o novo presidente da entidade, como substituto do paraguaio Nicolás Leoz. Aos 84 anos e desde 1986 no poder, Leoz renunciou na última terça alegando problemas de saúde.
Como vice-presidente, Figueredo assume o lugar vago até o final do mandato (2015), de acordo com o regulamento da entidade. O uruguaio foi mandatário da federação do seu país entre 1997 e 2006.
Eugenio Figueredo presidente Conmebol com Blatter (Foto: Divulgação / Site Oficial da CONMEBOL)Eugenio Figueredo, à esquerda, ao lado de Joseph Blatter (Foto: Divulgação / Site Oficial da CONMEBOL)
Em nota oficial no site, a Conmebol confirmou a mudança e afirmou que já comunicou a Fifa sobre a nova posição do uruguaio na entidade. Figueredo também faz parte, como membro, do Comitê Organizador da Copa do Mundo, órgão que era presidido por Leoz, responde diretamente à Fifa e diferente do Comitê Organizador Local (COL, presidido por José Maria Marin).
Na próxima terça, uma reunião na sede da Conmebol, em Assunção, confirmará a nova diretoria. Na coletiva que anunciou o afastamento de seus cargos na Fifa (também era do Comitê Executivo) e da confederação sul-americana, Leoz revelou que entregaria a presidência:
- Em 30 de abril colocarei meu cargo de presidente da Conmebol à disposição dos presidentes das associações nacionais. Eles decidirão o que fazer com a minha decisão. Eu me encontro mentalmente muito bem, meu problema é físico.
Leoz foi presidente do clube Libertad por dez anos e em 1971 assumiu a federação paraguaia. Sob seu comando, a seleção do país foi campeã da Copa América de 1979. Por dois períodos, foi vice da Conmebol: 1972 a 1974 e de 1980 a 1986. Em 1º de maio de 1986, foi eleito presidente da confederação sul-americana e ficou no poder 27 anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário